Manifesto

julho 01, 2020 0 Comentários A+ a-

O Observatório da Extrema Direita (OED) junta pessoas comprometidas no conhecimento e intervenção face aos avanços da extrema-direita a nível internacional e ao seu impacto em Portugal.

Se o ruído pode hiper-valorizar realidades, o silêncio também é perigoso, porque conivente. É por isso que o OED é um projeto de reflexão crítica, comprometido com a defesa da democracia e com as exigências da investigação, da divulgação, da intervenção.

É um projeto plural que junta pessoas com percursos vários, da academia, da comunicação social, dos ativismos, e que propõe fazer todos os debates que os dias impõem: o que é a nova extrema-direita? O que tem de "velho"? Quem são os seus protagonistas que se dizem fora do sistema e vivem do sistema? Qual é a sua agenda e os meios de propagação das suas ideias? De que forma se alimenta do racismo, da xenofobia e do conservadorismo? Qual o seu programa económico? Quem são os seus eleitores e eleitoras? Vieram para ficar ou são fenómenos devedores da volatilidade?

Sabendo que em Portugal, 63% das pessoas afirmam aceder à informação através das redes sociais e que há seis milhões de contas de Facebook, interessa-nos discutir também quem cria as fake news, porque é que a extrema direita crescer com elas e que estratégias adotar perante esse problema.

Subscrições

Andreia Galvão
Cecília Honório
Fabian Figueiredo
Fábio Salgado
Fernando Rosas
Joana Louçã
João Mineiro
José Manuel Pureza
José Sobral
Manuel Loff
Paulo Pena
Rita Narra