Radiografia da extrema-direita espanhola | Amelia Martínez-Lobo

fevereiro 06, 2022 0 Comentários A+ a-



“De los Neocón a los Neonazis, la derecha radical em el Estado español” é um livro editado pela Fundação Rosa Luxemburgo – Madrid e coordenado pelo jornalista Miquel Ramos e pela advogada Nora Rodrígues.

 


Este livro é uma cartografia minuciosa da ultradireita espanhola que pretende fornecer, não só chaves para a análise, mas também uma descrição detalhada de todo o cosmos da extrema-direita no Estado Espanhol.

O fascismo existe no Estado Espanhol? Existem crimes de ódio? Existem assassinatos motivados por ódio racial ou por motivações políticas? Assistimos a um retrocesso da conquista dos direitos das mulheres? O partido Vox é fascista? O Vox tem um sindicato; é um partido trabalhista? Que mais existe à direita do Vox? Como combatemos a extrema-direita? Quais são as suas alianças internacionais? A extrema-direita do Estado Espanhol parece-se com a da Le Pen, Salvini, Bolsonaro ou Trump?

Assim começa esta extensa publicação. Com mais perguntas do que respostas. E este livro dá respostas. Mas também sistematiza todo um conhecimento que, durante décadas, jornalistas activistas e investigadores e investigadoras comprometidas com a luta antifascista, têm monitorizado e trazido à luz do dia. Por isso, esta investigação nasce com a vocação de perdurar no tempo, de ser um lugar de referência e um manual de consulta.

Recentemente, obtivemos num inquérito algumas conclusões muito preocupantes: um em cada cinco jovens em Espanha acredita que a violência masculina não existe, duas vezes mais do que há quatro anos atrás. Quando falamos de batalha cultural ou disputamos a narrativa, não é por razões simbólicas. São questões cruciais porque são as que preparam o caminho dos avanços ou dos retrocessos nas conquistas sociais. Como disputar a narrativa da extrema-direita? Como combater as notícias falsas e seus altifalantes nos principais meios de comunicação social? Como confrontar a sua propaganda? Por estas razões, há vários capítulos dedicados aos media, à guerra cultural e às guerras de género. Ainda, esta obra colectiva vai além da expressão parlamentar da extrema-direita: o partido VOX. Aborda em profundidade as ligações ao fundamentalismo religioso, à extrema-direita clássica, aos filofranquistas nostálgicos, a grupos neonazis, às notícias falsas, as ligações internacionais, até os seus tentáculos no mundo do futebol, nas redes sociais, em influencers, e em espaços de criação de pensamento, como fundações e lobbies. Por outras palavras, neste livro disseca-se toda a trama do universo da extrema-direita sem a qual se torna muito difícil compreender onde estamos e, acima de tudo, para onde vamos.


A apresentação completa do livro pode ser vista aqui.
A versão em pdf do livro pode ser descarregada aqui.


Por Amelia Martínez-Lobo, Gestora de projecto da Fundação Rosa Luxemburgo – Madrid e Directora de “De los Neocón a los Neonzis, la derecha radical em el Estado español”.