PROGRAMA | Conferência Internacional - Feminismo e o Combate à Extrema-Direita | 14 Maio

maio 06, 2022 0 Comentários A+ a-

 



A entrada é livre, sujeita a inscrição. 
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO aqui: https://forms.gle/UDetz7sB2fZporTR7
 
 
No próximo dia 14 de Maio, em Lisboa (Faculdade de Direito da UL, Anf. 9*), o Observatório da Extrema-Direita (OED) promove a conferência internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”. A iniciativa integra a programação ABRIL É AGORA, associando-se às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da Revolução portuguesa de 1974/1975.

Entre o passado e o futuro, a iniciativa procura promover um ponto de encontro, de informação e reflexão, assumindo o urgente desafio de trazer à discussão a complexidade e as contradições do nosso tempo, explorando os entrelaçamentos políticos dos temas feministas com os do combate à extrema-direita. O debate que se deseja rigoroso, plural, crítico e informativo será promovido por investigadoras em várias áreas, jornalistas e activistas sociais feministas.

A sessão de abertura será protagonizada pela socióloga e teórica política SARA R. FARRIS (Goldsmiths, University of London), internacionalmente reconhecida pelo seu estudo original, publicado em 2017, intitulado In the Name of Women's Rights: The Rise of Femonationalism. A sua comunicação incidirá nos temas deste livro, no qual abordou criticamente a paradoxal e contraditória convergência – entre partidos nacionalistas e de extrema-direita, algumas feministas e representantes das correntes neoliberais – no uso de temas feministas para a produção de discursos, práticas e agendas xenófobas e islamofóbicas.

A conferência é composta por mais três painéis. Durante a manhã, Cecília Honório (professora e investigadora, OED), Ana Cristina Pereira (investigadora, CES/UC) e Bárbara Reis (jornalista, Público) irão falar-nos considerando o contexto nacional, tanto do ponto de vista da crítica política e pós-colonial, como o da análise directa da actual relação entre a comunicação social e os movimentos de extrema-direita.

O período da tarde começará com um painel que discutirá a interligação dos temas da ‘ideologia do género’, do antifeminismo e do racismo, contando com a participação de Teresa Joaquim (antropóloga, Universidade Aberta /CEMRI), Tainara Machado (investigadora e ativista d’A Coletiva), Sílvia Roque (investigadora, CES/UC) e Anabela Rodrigues (ativista da Solim e GTO).

No último painel da conferência, serão abordadas as presentes realidades político-sociais do Brasil e do Estado Espanhol, enquanto exemplos de ascensão e resistência. Para debater o crescimento eleitoral dos partidos de extrema-direita e também a construção e as dinâmicas dos movimentos de resistência feminista, antiracista e antifascista, nestes países, contaremos com Samara Azevedo (Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa) e Amelia Martínez-Lobo (Fundação Rosa Luxemburgo).
 
Evento no Facebook aqui
 
Mais informação em abrilagora.pt
 
*O Anfiteatro 9 localiza-se no Edifício Novo da Faculdade de Direito da Univ. de Lisboa.  Para aceder basta contornar o edifício principal, pelo caminho pedonal.

Transportes públicos:
Metro - Estação Cidade Universitária
Autocarros  - 731 - 735 - 738 - 755